Veículo na Era da conectividade

25/03/2012 10:48

 

    Página Publicada em: março, 16 de 2012 as 4:35 pm. 

 

    A era digital está fazendo do carro um instrumento de conexão com o mundo. Por um lado, ampliam-se as tecnologias de comunicação embarcadas; por outro, a nova geração de consumidores exige um veículo no qual possa dar continuidade às suas conexões quando precisam se deslocar de um lugar para outro.

    Todos os usuários se beneficiam da evolução digital: o motorista tem à disposição informações necessárias para uma condução com segurança, e os passageiros têm a bordo um sistema de entretenimento sofisticado.

    Segundo Carlos Pedranzini, da empresa de pesquisa Accenture, os sistemas de entretenimento de bordo estão rapidamente se tornando parte do mercado de massa. Levantamento realizado pela empresa em vários países, Brasil incluído, mostrou que até os clientes de carros populares estão mais exigentes em relação a esse aspecto: 63% dos entrevistados declararam ter interesse em usar recursos de comunicação no seu carro.

    A pesquisa detectou também que: 75% das tecnologias mais procuradas pelos consumidores estão relacionadas à segurança; 91% dos participantes querem um sistema que alerta o motorista na mudança de faixa e desvenda os pontos cegos; 83% querem uma tecnologia que solicite automaticamente atendimento mecânico em caso de quebra ou acidente; querem também que o carro identifique sinalizações de tráfego e emita alerta de congestionamento; 72% querem sensores de ré e 73% um carro que interrompa o funcionamento do motor e faça uma chamada de emergência em caso do motorista sofrer um mal súbito; 59% querem controles para os seus smartphones acoplados ao volante e; 58% querem ler e editar e-mails no carro.

    O resultado de outra pesquisa, feita pela GMC junto a nove mil estadunidenses, revelou que o jovem consumidor simplesmente não compraria um carro que não tivesse sistemas interativos de comunicação e acesso à internet: nada menos do que 54% dos entrevistados disseram que estão mais interessados nas redes sociais do que nos carros.

    O consultor e especialista em tecnologia digital Ethevaldo Siqueira diz que o carro vai ficar cada vez mais “conectado” com a chegada das novas tecnologias digitais.

    O carro conectado permite que, ao entrar no veículo, motorista e passageiros não se isolem do mundo, ao contrário, o carro se torna um instrumento de comunicação com outras pessoas, com outros carros e com a via.

    Este será o tema da palestra de Ethevaldo no Simpósio da SAE Brasil “Novas Tecnologias Automotivas”, no próximo dia 26 de março, em São Paulo.     Segundo o especialista, a microeletrônica está colocando no carro mais sensores e micro processadores sofisticados:

    “Nós vivemos a era dos super chips, equipamentos com grande capacidade de processamento, que permitem você dar e receber comandos verbais, podendo transformar o carro num instrumento com o qual você se conecta com qualquer outro ambiente que você quiser”.

    Essa tecnologia já está presente em alguns modelos, não apenas em protótipos, mas muitos equipamentos e sistemas de comunicação ainda não se transformaram em produtos de massa por uma questão de preço, porque ainda não há um volume suficiente que permita abaixar o custo de produção. Mas estão tecnicamente prontos.


FONTE: Trânsito Manaus